Os cupins, normalmente alimentam-se de celulose, que é absolutamente encontrada no reino vegetal. Isso, explica o fato deles atacarem edifícios e florestas, comendo madeira de revestimento, sustentação de telhado, papel, móveis, fiações, etc...
Sua curiosa digestão, torna-se viável, porque tem protozoário, que habita o seu aparelho digestivo, proporciona o seu organismo a fazer digestão da celulose. São insetos muito organizados, vivendo em costas bem diferenciadas, cada uma possuindo uma importante obrigação. São muito sensíveis  à  luz, por esse motivo recebem  a denominação de fotossíntese.A reprodução dos cupins acontece  ao longo da primavera  através das famosas revoadas, quando o casal alado ( com asas ), recebe digamos em tratamento especial, visando ao mesmo supostas a luminosidade.

As espécies mais freqüentes e responsáveis por grandes prejuízos ao homem são:

  • Cryptotermes Brevis: cupim de madeira seca.

Sua infestação apresenta os seguintes sinais: Madeira bem fofa com canais, presença de grânulos grosseiros, que lembram o pó de café ( são seus resíduos fecais ).Seus ninhos são elaborados dentro dos móveis ou do madeiramento propriamente dito, e suas colônias são pequenas.

  • Coptotermes Havilandi: cupim subterrâneo.

Sua infestação apresenta os seguintes sinais:
Túneis de terra e madeiras fofas, mas sem a presença de grânulos. Seus ninhos são elaborados em diversos locais, como: árvores, solo, paredes duplas, etc...Suas colônias geralmente são muito grandes.

BROCAS

Sob um ponto de vista estas pragas são semelhantes aos cupins, porém de ordem totalmente diferente, mas ambas são xilófagas, (alimentam-se de madeira).Ao contrário dos cupins são desprovidos de organização social, seus estragos freqüentemente são confundidos com o dos cupins, porém na prática encontramos diferenças consideráveis.O Cupim infesta a madeira no sentido longitudinal ao feixe e seus resíduos fecais são visíveis.A Broca atinge a madeira em sentido aleatório, em um autêntico “zig-zag”, nem sempre deixando resíduos fecais aparentes, mas sempre deixando resíduos em pó quando na saída da madeira ou as vezes na entrada.

OBSERVAÇÃO:

O controle de Brocas e Cupins, principalmente o subterrâneo exige técnica, pois é muito importante que se localize o ninho.Os cupinicidas utilizados devem apresentar um grande poder residual e devem  ser manipulados somente por pessoas habilitadas e com supervisão técnica de um profissional da área.