“ A união faz a força “. Quem nunca ouviu falar deste tradicional bordão. Muito bem, este lema se aplica maravilhosamente as formigas, pois são tão organizadas que acabam mostrando toda sua força considerável de destruição como observamos freqüentemente nas lavouras, onde os malefícios causados pelas formigas são imensos. Entre as formigas, podemos dizer, que as mais conhecidas e as maiores causadoras de problemas ao homem pertencem a dois grupos:

  • Doceiras e Cortadeiras.
  • Cortadeiras : Geralmente estão por toda parte, mas preferem os campos e áreas verdes, por isso  causam imensos problemas financeiros na lavoura.

ESPÉCIES FAMOSAS DE CORTADEIRAS:

  • Saúva e Quenquém.

HABITAT

Normalmente fazem seus ninhos no solo ou nas raízes de árvores, sempre divididos em muitas câmaras.

ALIMENTAÇÃO

Variada, porém sempre à base de folhas das plantações ou gramados.

  • Doceiras :  Existem várias espécies e cada vez mais são observadas infestando nossas residências.

HABITAT

E situando a Tapinoma (Formiga Fantasma ), e a Camponotus ( Formiga Carpinteira ), que fazem seus ninhos em madeiras podres ou em portões e batentes de portas e janelas, cascas de árvores e outros, as outras espécies doceiras fazem ninhos em diverso locais, tais como : rachaduras nas estruturas, jardins, por baixo de pias, conduítes elétricos, etc...

ALIMENTAÇÃO

Variadíssima, mas sua opção por alimentos adocicados é visível, com exceção da Wasmannia, que mantem sua dieta voltada para carnes e óleos.

OBSERVAÇÃO

Ao controlarmos formigas doceiras é importantíssimo evitarmos a fragmentação da colônia o que certamente iria gerar em um aumento da infestação em curtíssimo espaço de tempo, portanto devemos confiar o controle desta importante praga somente a empresas especializadas do ramo.Ao contrário, que se imagina as formigas são capazes de transmitir ao homem inúmeras enfermidades, algumas muito sérias.