Quando falamos em ratos, é impossível não se tecer alguns comentários sobre as enfermidades, que eles são capazes de transmitir ao homem.
    Neste detalhe, é interessante destacar a existência de aproximadamente 35 doenças transmitidas por eles, das quais, pela importância sanitária, devemos citar:

  1. salmonelose,
  2. tifo murino,
  3. febre por mordedura,
  4. leptospirose,
  5. micoses várias,
  6. peste bubônica, etc...

A transmissão dessas moléstias, pode ocorrer da seguinte forma: contato direto ou indireto com o homem via urina e\ou fezes.Nos parece interessante, esclarecer, que a proliferação destas doenças,está totalmente vinculada ao saneamento básico e falta de higiene, portanto é fundamental adotarmos medidas preventivas.

 
                  AS ESPÉCIES DE INTERESSE SANITÁRIO EM NOSSO MEIO

    NOME POPULAR: Camundongo
    NOME CIENTÍFICO: Mus muculus
    PESO: Mais ou menos 40 grama
    TAMANHO: Corpo 9cm – Cauda 10cm
    REPRODUÇÃO: Gestação 19 dias com 8 ninhadas por ano, tendo sua maturidade  sexual com 35 dias e sua ninhada apresentam até 7 indivíduos.
     HABILIDADES: Muito ágil, bom escalador e podendo nadar se necessário

 
NOME POPULAR: Rato preto ou de telhado
NOME CIENTÍFICO:  Rattus rattus
PESO : mais ou menos 200 gramas
VIDA : 2 a 3 anos
TAMANHO : Corpo 20cm – cauda 25cm
REPRODUÇÃO : Gestação 21 à 23 dias com até 6 ninhadas por ano, tendo sua maturidade sexual aos 4 meses e com ninhadas apresentando  até 8 indivíduos
HABILIDADES: Exímio escalador,muito ágil e podendo nadar se necessário

NOME POPULAR: Rato de esgoto ou ratazana
NOME CIENTÍFICO: Rattus norvegicus
PESO : até 500 gramas
VIDA : 2 a 3 anos
TAMANHO : Corpo até  25cm, cauda 20cm
REPRODUÇÃO : Gestação 25 dias com 4 a 6 ninhadas por ano,tendo sua maturidade sexual aos 3 meses e cada ninhada pode contar até com 12 indivíduos
OBS : No caso de aborto,a fêmea  estará fértil logo após algumas horas e o cio  ocorre pouco depois do parto.

                                                    PULGAS

São insetos pequenos,mas grandes causadores de incômodos.
As pulgas,alimentam-se de sangue (hematófagos), e por isso costumam gerar imenso desconforto ao homem e aos animais de estimação.Podem transmitir diversas enfermidades como por exemplo: a célebre peste  bubônica.
Entre as espécies de pulgas, as mais conhecidas são:

Pulex irritans: PULGA DO HOMEM – Outrora freqüente na casa do homem, hoje em dia quase, que erradicada, e vem sendo substituída gradativamente, pela pulga do cão.

Xenopsylla  cheopis: PULGA DO RATO – Essa espécie , além de infestar o rato  “ataca” outros mamíferos,inclusive o homem.É a grande responsável, pela transmissão da peste bubônica.
Para o controle de pulgas,visando obter melhor resultado, devemos adotar várias medidas preventivas e corretivas simultaneamente .É o chamado  Manejo Integrado de Pragas, que pode e deve ser adotado com orientação de um técnico .

Ctenocephalides canis\felix: PULGA DO GATO/PULGA CÃO – Essa espécie ataca respectivamente o cão e o gato

Tunga penetrans: BICHO DE PÉ -  Essa espécie, pode ser encontrada em locais com fezes de animais,as quais são usadas como adubo e infestam  as áreas cultivadas,infestando os pés  das pessoas e gerando um grande problema  de ordem médica em áreas rurais.